5 Dicas para Organizar as Finanças Pessoais 

A organização das finanças pessoais é algo de grande importância na vida de todos. Normalmente as dificuldades financeiras atrapalham diretamente o aspecto emocional e profissional. Além disso também acarreta a instabilidade familiar. 

ANÚNCIO

No entanto, muitos acham que basta ter dinheiro para resolver todos os problemas, mas a verdade é que essa é uma consequência e não uma causa. 

Ao contrário do que parece, a estabilidade financeira acontece de acordo com algumas ações simples, apenas com disciplina e planejamento. Sendo assim, organizar sua vida financeira representa o passo inicial em direção a concretização de projetos e sonhos. Por isso, basta algumas iniciativas no dia a dia para alcançar o equilíbrio financeiro. Através dessas atitudes, é possível até se transformar em um investidor.  

Existem 5 dicas que podem ser de grande ajuda nessa fase tão importante. 

1. Hora de administrar 

A dica inicial é separar um dia do mês para fazer a administração de sua vida financeira. Sendo assim, monte uma planilha com as despesas fixas do mês como dívidas, pagamentos, e gastos eventuais. Entretanto, é importante também informar todas suas rendas, como aluguéis, salário, e ganhos eventuais. Logo depois, faça a montagem de seu orçamento mensal sempre adequando suas despesas com seus gastos. No final é importante que esteja sobrando de 10% a 20% de seu dinheiro. 

5 Dicas para Organizar as Finanças Pessoais

2. Estabeleça as prioridades 

Se o orçamento estiver em desequilíbrio, onde os gastos tem sido maior do que a renda, a dica inicial é reduzir as despesas imediatamente. Para isso é necessário estabelecer as prioridades e eliminar o que não é importante. No entanto esse período de organização necessita muito de disciplina. Sendo assim a frequência em restaurantes, viagens, passeios e compras supérfluas devem esperar até que o equilíbrio financeiro seja estabelecido. 

ANÚNCIO

3. Aprenda a utilizar melhor seu dinheiro 

Boa parte das pessoas sempre estão preocupadas em aprender a ganhar dinheiro, mas acabam não sabendo como usá-lo. Há uma grande diferença entre as duas situações, e por é por isso que existem tantas histórias de empresários que juntaram fortunas, mas acabaram perdendo tudo.

Obter aprendizado através dos erros dos outros pode fazer grande diferença em todas as áreas de sua vida. Sendo assim, sempre busque por informações sobre finanças, para isso você pode ler e estudar. No mercado existem inúmeros livros, jornais, revistas e sites que traduzem o “economês” para a linguagem usual. 

4. Determine os objetivos financeiros 

É importante sempre estabelecer um prazo, um valor e um objetivo financeiro para ser alcançado. Sendo assim, procure se organizar e criar condições para que suas metas sejam alcançadas. Por exemplo: adquirir um carro no valor de R$30 mil dentro de dois anos. Para isso você deve fazer uma análise de seu orçamento e reorganizá-lo de forma correta para adquirir seu carro dentro do tempo estipulado. 

5. Disciplina antes de tudo 

Nenhuma das dicas já mencionadas funcionará se não houver a disciplina na organização de suas finanças. Por isso é importante sempre seguir o planejamento traçado. No entanto, as tentações de consumo sempre surgem, mas é importante sempre se manter focado em seu objetivo financeiro. 

Portanto, inicie a organização de suas finanças pessoais agora mesmo. Através dessas dicas, essa tarefa poderá ser bem menos complicada. Boa sorte! 

ANÚNCIO