10 dicas para crescer suas finanças pessoais em 2021 

Publicidade


Controlar as finanças pessoais, criar novos tipos de estratégias e ter disciplina são as principais características que a educação financeira demonstra para ter uma vida financeira sem problemas. 

Geralmente os primeiros meses do ano são os que mais mechem com o bolso dos consumidores devido aos gastos com IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, faturas de cartão de crédito, entre outras coisas. Sendo assim, é importante que você conheça essas 10 dicas que vão te ajudar a organizar suas finanças pessoais.  

1. Faça seu planejamento financeiro 

Não precisa ser necessariamente algo complexo, o importante é ter uma certa previsão dos meses futuros do seu orçamento e que, com antecedência, possa mover as atividades para o mais saudável.  

Publicidade


2. Acompanhe seu orçamento  

A partir do momento que você sabe o que está previsto em seu orçamento e percebe que tem a possibilidade de torna-lo mais saudável, passe a acompanhar o que realmente está ocorrendo de fato. Principalmente na parte de consumo como por exemplo mercado, combustível, restaurantes, entre outras coisas.  

3. Renegocie suas dividas 

Publicidade


Trocar juros altos por pequenos, pode ser uma boa maneira para salvar um dinheiro que pode ser usado em outras situações. Se caso seu orçamento esteja em desequilíbrio, opte por parcelas que são viáveis para você.  

4. Realize uma limpeza alternada 

Realize uma limpeza de suas despesas fixas, como por exemplo encerrar assinaturas sem uso, pedir o cancelamento daquele cartão de crédito sem uso e que tem anuidade, são coisas simples, mas no final do mês fazem a diferença. 

5. Facilite! 

Um dos grandes contratempos financeiros é a disciplina. Sendo assim, o mais indicado para se manter a rotina é ter um orçamento simplificado. Ou seja, evite dividas desnecessárias ou compras parceladas. 

10 dicas para crescer suas finanças pessoais em 2021
Publicidade


 

6. Possua uma reserva emergencial 

Certos tipos de surpresas podem chegar a qualquer momento e para isso é necessário estar preparado. Portanto, com um fundo de reserva emergencial você terá a possibilidade de ter mais segurança em momentos que você passará por riscos maiores, como por exemplo quando estiver desemprego.  

7. Divida suas experiências com amigos e familiares  

Compartilhar essas informações com familiares pode ajudar a aliviar as atividades, e assim todos correrão atrás das mesmas metas. Pode estar trocando ideias com seus amigos também, pois o aprendizado recíproco pode auxiliar a todos.  

8. Saiba mais sobre os investimentos 

Para quem está iniciando pode acabar sendo um pouco complexo. Contudo, conhecer mais sobre investimentos irá trazer muitos resultados futuramente.  

9. Economize! 

Quando se tem hábito de economizar dinheiro, você passa a ter uma sensação de segurança todos os dias. 

10. Conheça a si mesmo 

Hoje me dia existem muitos gatilhos que nos influenciam a comprar ou consumir, e que na maioria das vezes são consumos desnecessários. Portanto, ter o conhecimento do que realmente é necessário te ajuda a controlar seus gastos.