Como consultar seu FGTS através do CPF online – Saiba como fazer!

Publicidade


Hoje em dia é imprescindível saber consultar seu FGTS, principalmente usando apenas o CPF e fazendo isso de forma digital. Essa é a maneira mais pratica de acompanhar o seu benefício. 

Além do mais, é importante saber como está o seu saldo do FGTS, pois algo pode acontecer e você precisar do valor. Mas para isso você precisa saber com quanto pode contar. 

Quando o trabalhador sabe consultar o seu FGTS, ele consegue ter mais controle de sua vida financeira. Além disso, ele também tem o poder de fiscalizar o benefício e saber se os depósitos estão sendo realizados corretamente. 

Publicidade


A consulta do FGTS pode ser realizada usando um computador, um smartphone, o aplicativo FGTS ou simplesmente por SMS. São diversas possibilidades, por isso é importante saber como fazer cada uma. 

Para que serve o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço? 

Publicidade


Esse fundo atualmente é regido pela Lei nº 8.036/1990, mas ele foi criado pela Lei nº5.107/1966. O intuito do programa é proteger o trabalhador que sofre demissão sem justa causa. 

Ele serve basicamente como uma reserva financeira. Então quando o trabalhador é demitido sem motivo aparente, ele tem essa garantia financeira.  

A empresa contratante deve realizar um depósito mensal na conta do FGTS do funcionário. O valor depositado equivale a 8% do salário do mês do trabalhador. 

Publicidade


O dinheiro fica na conta até que o saque seja autorizado. Então quando se passa muito tempo, o valor pode ser consideravelmente alto. 

É por isso que o cidadão deve sempre acompanhar a conta e sempre consultar seu FGTS. Além disso, é interessante que ele tenha uma forma de saque disponível ou ter informações de saques. 

Esse benefício já ajudou muitos brasileiros, inclusive em meio a pandemia. Foi disponibilizado um saque extra do FGTS durante esse período, o que ajudou muitas famílias. 

O FGTS é oferecido para todos? 

Não, nem todo mundo tem direito ao benefício. Ele só é disponibilizado para aqueles profissionais que têm trabalho formal e que estão de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

No entanto, os profissionais que atual em trabalhos temporários, intermitentes, avulsos e safreiros também devem receber o FGTS. Dessa forma, o benefício também é oferecido aos trabalhadores rurais, trabalhadores domésticos e aos atletas profissionais. 

Saiba como consultar seu FGTS online 

O processo pelo computador é bem simples e o primeiro passo é acessar o site da Caixa. Depois disso o beneficiário deve realizar seu cadastro, para isso ele vai precisar informar seus dados pessoais. Então será preciso criar uma senha de 8 dígitos. Logo após, é preciso ler e aceitar os termos de uso da plataforma. Por fim, é preciso ir até a página inicial e realizar o login com CPF e senha. 

Depois desse processo, a consulta já poderá ser realizada sempre que quiser. 

Como consultar seu FGTS através do CPF online – Saiba como fazer!

Formas de consulta com o smartphone 

Há duas formas de consulta com o celular, usando o Aplicativo do FGTS ou por SMS. 

Para consultar seu FGTS por SMS, primeiro é necessário acessar a página do benefício no site da caixa e cadastrar o seu número. Depois disso você poderá acompanhar tudo o que acontece com seu benefício. 

Usando o Aplicativo do FGTS é possível consultar o saldo, ver a movimentação, solicitar saque digital, entre outros. 

Para usá-lo, basta acessar a loja de apps do seu smartphone e pesquisar por FGTS e fazer o download. Depois faça o cadastro e então já terá a sua conta do FGTS na palma da sua mão.