Cartão Nubank com tecnologia de pagamento por aproximação – Saiba mais!

Publicidade


É muito provável que você conheça ou pelo menos já tenha ouvido falar sobre o Cartão Nubank, mas será que você conhece todas as funcionalidades do roxinho? Com o Cartão Nubank é possível fazer pagamentos de todas as suas contas, mas o melhor é que você pode fazer isso apenas aproximando o seu cartão da maquininha. Essa é uma tecnologia chamada contactless. 

O Cartão de Crédito Nubank é um verdadeiro sucesso e essa fama se dá por causa das inúmeras vantagens oferecidas pelo cartão. Com o roxinho você não tem que pagar taxas abusivas, não tem burocracia, e o melhor, o Nubank tem anuidade zero! 

Esse foi o primeiro cartão que deu aos usuários a possibilidade de controlar tudo através de seu smartphone. Com o App Nubank é possível controlar os gastos, saber como está o seu limite, consultar sua fatura, entre muitas outras funções. 

Publicidade


Apesar dessas funções já serem excelentes, a Nubank não quis parar por aí. Então em 2018 o Cartão Nubank apresentou a função contactless que permite que o usuário faça pagamentos apenas por aproximação. 

Publicidade


Com isso o cliente não precisa mais inserir o cartão na maquininha e digitar a senha, agora ele não precisa mais ter esse contato com o equipamento, basta ele aproximar o cartão do sensor, esperar que o mesmo faça a leitura e pronto, o pagamento já está feito. Em tempos de pandemia, essa novidade com certeza tem sido muito útil na vida de muitas pessoas. 

Afinal de contas, o que realmente é essa tecnologia? 

Ela é chamada de NFC que é a sigla de Near Field Communication. Essa tecnologia está presente no Brasil desde 2013, e já é possível usá-la através de qualquer smartphone. Além disso, ela também pode ser utilizada por meio de cartões e em alguns casos também pode ser usada em pulseiras. 

Cartão Nubank com Contactless

Então para fazer uso dessa excelente maneira de fazer pagamentos, basta aproximar o objeto que contém a funcionalidade de uma maquininha que também esteja apta para a função. Essa distância pode variar entre 2 e 10 cm, isso é de acordo com o alcance dos dispositivos utilizados. 

Publicidade


Na maquininha aparecerá o valor a ser pago, se estiver correto o cliente pode aproximar o cartão, celular ou pulseira e então efetuar o pagamento. Essa aproximação faz com que os aparelhos se comuniquem entre si através da tecnologia peer-to-peer. Ela é muito parecida com o Bluetooth, a diferença é que gasta bem menos energia. 

Como funciona a tecnologia contactless no Cartão Nubank? 

Seja no cartão Nubank Gold ou no Nubank Platinum você terá uma senha que deverá ser criada no momento do seu cadastro. Essa senha deve ser usada sempre que inserir o cartão na maquininha, pois só assim a transação será finalizada. 

No entanto, quando você desejar realizar o pagamento com o contactless, não há necessidade de inserir o cartão, basta aproximar. Porém, é importante ressaltar que no primeiro uso do cartão é obrigatória a inserção, pois só assim ele será completamente desbloqueado para uso. 

Antes de tentar pagar por aproximação, verifique se o estabelecimento aceita este tipo de transação, pois não são todas as maquininhas que estão habilitadas com essa tecnologia. 

Outra informação também de muita importância é que dependendo do valor da compra, a senha pode ser solicitada. Normalmente isso só acontece nos casos de compras acima de R$200,00 

É seguro usar a função contactless? 

Quando algo não é tão conhecido, é normal que fiquemos um pouco inseguros, por isso é normal as pessoas terem dúvidas sobre a segurança da tecnologia NFC. Mas não precisa disso, você pode ficar tranquilo pois estará completamente seguro ao fazer uso dessa função. 

Podem haver dúvidas sobre as informações e dados, mas a tecnologia NFC garante total segurança, pois a transmissão dos mesmos é realizada em mão única. Isso quer dizer que o aparelho receptor não pode ter acesso às informações confidenciais do usuário. Por isso tanto a senha como os demais dados bancários estão seguros. 

Além disso tudo, a proximidade necessária para esse pagamento faz com que diminua as chances de interferência e também evita a interrupção do sinal. 

É por isso que o roubo de dados também é muito mais difícil de acontecer nesses casos. Sendo assim, é fácil dizer que esta é uma modalidade extremamente segura.  

A única preocupação válida para cartões, celulares ou pulseiras com essa função é a perda, pois outra pessoa poderá usar facilmente. Sendo assim é importante ter os aplicativos que podem ser usados para apagar os dados do smartphone perdido. Ou no caso do cartão de crédito, ter o aplicativo para bloqueá-lo assim que perceber a perda. 

Como é o Cartão Nubank com tecnologia NFC? 

Já vimos o quanto a NFC é segura, então também sabemos que usar seu Cartão Nubank por aproximação também é. Em todos os pagamentos por aproximação, é utilizada a tecnologia de criptografia que sofre mudanças a cada transação. Essa técnica é usada em todos os países, e é ela que faz com que a comunicação de dados seja tão segura.  

Entre tantas vantagens está também a possibilidade de você ter seu cartão em suas mãos o tempo todo. 

Caso você ainda não se sinta confortável ou apenas não queira usufruir dessa função, você pode acessar seu APP Nubank e desativá-la. 

Como desativar a função contactless do meu Cartão de Crédito Nubank? 

Para desativar o contactless você só precisa acessar o aplicativo, clicar na seta que fica embaixo do seu nome e optar pela opção “configurar cartão”. Depois disso você pode clicar em “compras por aproximação” e desativá-la. Tudo isso é feito de forma simples e rápida. E para ativar a função, é só fazer o mesmo passo a passo e clicar para fazer a ativação. 

Apesar de ser algo que chegou ao Brasil há alguns anos, o uso dessa função começou a crescer durante a pandemia do Corona Vírus. As pessoas perceberam que isso ajudaria a diminuir a contaminação. 

Essa tecnologia é usada apenas pelo Cartão Nubank no Brasil? 

O Brasil é um dos países com menor uso do contactless, mas em 2020 muitos bancos viram a necessidade do uso dessa tecnologia. Foi por isso que muitas instituições financeiras passaram a oferecer aos seus clientes os cartões que possuem essa funcionalidade. 

Assim o Banco do Brasil através do Ourocard está oferecendo essa mesma função. O Santander foi um pouco mais além e também está disponibilizando para seus clientes a pulseira e até adesivos capazes de realizar o pagamento por aproximação. 

O Itaú também faz parte dos bancos que está trabalhando para facilitar a vida de seus clientes e por isso já disponibiliza o uso da tecnologia NFC nas máquinas da Rede. 

Sendo assim, é possível afirmar que em breve todos os cartões brasileiros terão a opção de pagamento através do contactless.