A maioria das pessoas sonham em construir seu próprio patrimônio, por isso acreditam que ter uma poupança mensal é uma boa opção. Por causa da falta de conhecimento, boa parte dos brasileiros optam por fazer um investimento tradicional, que é a caderneta de poupança, porém o rendimento não costuma ser dos melhores.
A poupança é um investimento considerado seguro e fácil, por isso é o preferido de muita gente. Nesse investimento você só precisa ter uma conta aberta em qualquer banco e aplicar a quantia que deseja. Depois de algum tempo você já terá rendido algum dinheiro, mas esse rendimento será muito baixo. A parte boa é saber que esse valor estava guardado e por isso não foi gasto à toa.
O que quase ninguém sabe é que há uma modalidade de investimento que é considerada ainda melhor do que a poupança, ela tem uma rentabilidade maior, mas a segurança é igual. Esse investimento é conhecido como Renda Fixa.

O que é o Investimento Renda Fixa?
Nesse investimento, é possível fazer a aplicação de uma mesma quantia mensalmente, mas também pode aplicar outros valores, pois o rendimento será o mesmo. Essa modalidade costuma ser a opção daqueles investidores que possuem o perfil mais conservador, que se opõem a riscos. O valor aplicado não sofre grandes flutuações, assim ele não corre o risco de perder tudo aquilo que investiu. Isso acontece diferentemente daquele que prefere investir em renda variável.
Com o investimento em renda fixa o investidor consegue prever com mais exatidão o retorno que ele terá, pois é fixado a um percentual mensal. Pode também seguir alguns índices como Selic, CDI ou inflação e essa variação não é brusca.
Porque fazer investimento em renda fixa?
Essa é uma boa forma para iniciar a criação de seu patrimônio e incentivar o desenvolvimento da cultura e aplicação. Os que nunca fizeram nenhum tipo de investimento podem optar por iniciar com esse tipo de investimento. O investimento desse tipo protege seu capital de oscilações que pode lhe prejudicar. Através desse você pode ir se familiarizando com o mercado financeiro.
A renda fixa é sempre conservadora?
A resposta é sim, porém seu rendimento varia podendo ser por vezes muito atraente. Aqueles que fazem aplicações em renda fixa podem escolher entre o CBD, Tesouro direto, LCI e LCA, a letra de câmbio ou o CRI e CRA.
Os que optam por renda fixa tem a opção de escolha entre um emissor público ou privado. Os que investem nesse setor tem a recompensa mensal por ter emprestado o dinheiro a eles.
Como investir em renda fixa?
Ao fechar o contrato com a empresa o cliente deve escolher como quer investir seu dinheiro. Existem diversas opções como, por exemplo, o título pré-fixado que é quando a remuneração já é informada no início do contrato e ao final o cliente saberá exatamente quanto vai receber. Assim ele evita possíveis surpresas desagradáveis.
Se o cliente desejar ganhar mais ele pode escolher o título pós-fixado igual os atrelados aos indicadores econômicos, ou seja, a taxa Selic. Nessa opção o investidor poderá ter uma maior rentabilidade, caso os índices ligados ao possível documento tiver uma boa valorização.
Independentemente da sua escolha, a renda fixa é uma boa oportunidade para você dar início a sua poupança.